terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Jovens estão mais amigáveis à publicidade, diz pesquisa

A Editora Abril apresentou os resultados da segunda edição da pesquisa “Novos Consumidores”, que procura mapear a relação do jovem brasileiro com a publicidade.

Promovido em parceria com o instituto Studio Idéias, o estudo mostrou quais formatos publicitários são mais aceitos pelos adolescentes e quais eles rejeitam.

Os dados revelam que os jovens estão mais abertos à publicidade, tanto aos novos quanto aos antigos modelos de comunicação, porém sem ingenuidade. Eles compreendem que o intuito é vender, mas não oferecem mais uma grande resistência às propagandas. “Vimos uma geração amigável à publicidade, disposta a criar uma relação de troca com as marcas”, afirmou a diretora-geral da Studio Idéias, Camila Holpert.

Com uma metodologia híbrida e resultados que se completavam durante as quatro fases, foi criado um índice NC (Novos Consumidores), que aponta como os jovens percebem os diferentes formatos a partir da observação de mídias estudadas em três espaços diferentes: casa, cidade, corpo. Floating ads, pop-up, panfletos e faixas de rua são alguns dos tipos de publicidade rejeitados pelos entrevistados. Jingles, square banners e capa falsa de revista, por exemplo, foram classificados como neutros, uma vez que dependem de uma mensagem muito forte para chamar atenção.

Já na área positiva aparece a publicidade em games, catálogos, TV metrô e o tradicional comercial de 30 segundos.

Eventos patrocinados: o primeiro lugar nos mais admirados

Os eventos patrocinados por marcas são os campeões na popularidade entre os adolescentes, que admitem que passam a perceber a marca de outra forma. “O evento se torna poderoso porque a marca dá ao adolescente uma experiência de vida, é uma oportunidade de oferecer conteúdo à parte aos jovens”, ponderou a diretora do Núcleo Jovem da Editora Abril, Brenda Fucuta.

A maior parte dos participantes declarou que não vive sem o celular e ele seria o gadget mais importante de suas vidas hoje. Apesar disso, a publicidade mobile ainda não pegou entre os mais novos. “A propaganda não encontrou o formato adequado para a publicidade mobile. Precisamos de algo que seja natural, mais intuitivo e menos invasivo”, completou o gerente de publicações do núcleo, Renato Cagno.

A pesquisa ouviu jovens de 13 a 24 anos, em fases qualitativas e quantitativas que incluíram desde entrevistas online e análise de fotologs à visitas aos lares dos participantes. Na segunda fase, eles foram convidados a levar os anúncios que lhes chamou mais atenção e discutiram sobre as peças.

Raissa Coppola - Adnews

Para jovens, evento proprietário é forma mais positiva de publicidade
Pesquisa apresentada nesta segunda-feira pelo NúcleoJovem da Editora Abril (responsável pela publicação das revistas Superinteressante, Capricho, Mundo Estranho, Guia do Estudante, entre outras) mostra que 66% dos jovens entrevistados consideram eventos proprietários como formato publicitário mais positivo, seguidos por filme para TV de 30´´ (55%) e advergames customizados (48%).

Denominado Novos Consumidores 2, o estudo (encomendado à empresa de pesquisas Studio Idéias) revelou a relação do jovem brasileiro com a publicidade a partir de dados e informações coletados de indivíduos com idades entre 13 e 24 anos, pertencentes às classes A, B e C. Para chegar aos resultados finais, foram feitas entrevistas por meio da Internet com 1.494 jovens de todo o País. Posteriormente, realizou-se 129 entrevistas (feitas pessoalmente) nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife. O primeiro levantamento foi realizado em 2005.

"A pesquisa pretende ser funcional. Neste segundo trabalho, criamos um 'termômetro' que mede a relação do jovem com a publicidade", disse Brenda Fucuta, diretora do NúcleoJovem.

Outros meios considerados interessantes pelos jovens entrevistados são os links patrocinados, ações com promotores, anúncios diferenciados em papel especial e cartões postais. Já os formatos mais rejeitados são os pop-ups (81%), panfletos (57%) e faixas na rua (53%).

Segundo o levantamento, os formatos considerados "neutros" pelos jovens entrevistados são os jingles, flyers, square banner e mídia no elevador (20%), busdoor (19%) e outdoor (18%).

A pesquisa revelou ainda que os jovens da atualidade dão mais importância à família, aos afetos e ao prazer no trabalho. Conforme o estudo, a mãe é vista como a pessoa mais querida entre os entrevistados (92%). E a casa é o espaço favorito desse target (77%), local onde há o maior consumo de mídia. De acordo com o levantamento, os jovens passam mais de três horas na Internet.

Por Juliana Welling

Um comentário:

TwResearch disse...

Oi Ana
parabens
gosto muito o blog
a gente acabou de fazer um estudo qualitativa sobre jovens e comunicacao aqui no Brasil. Se voce se interessar em saber mais pode entrar nosso site - www.twramericas.com - ou manda um email e posso to enviar por DVD a material que a gente gravou.
Abracos
Tim
TWRAmericas